Informativo sobre a Covid-19
À toda comunidade acadêmica, Técnicos Administrativos, Discentes e Docentes, do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - IESB/Unifesspa,
a direção reforça aos cuidados e segurança de proteção contra a Covid-19.
Conforme o último noticiário publicado no site da Unifesspa aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho de 2022, mais um mutirão de testagem rápida de Covid-19, que obtiveram 16 casos positivos dentre os 134 pessoas (alunos, servidores e colaboradores terceirizados do Campus Marabá) testatos.
As aulas estão acontecendo de forma presencial, para isso precisamos continuar com a prevenção de acordo com o Protocolo de Biossegurança da Unifesspa:
Utilização de máscaras sobre o nariz e boca, principalmente dentro das unidades da Unifesspa;
Cobrir o rosto ao tossir ou espirrar;
Lavar as mãos com sabão frequentemente com pelo menos 20 segundos;
Uso de álcool em gel 70% para desinfecção das mãos em espaços públicos, por exemplo transporte público;
Jogar os papéis de higiene (pessoal ou de objetos) na lixeira imediatamente após o uso;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, lanches, material ou equipamentos;
Evitar contato próximo com pessoas que apresentam sinais ou sintomas de gripe.
Em casos de sintomas gripais condizentes com o quadro clínico da Covid-19 (os principais: tosse, febre, coriza, dor de garganta com ou sem dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar) deverá acionar a unidade responsável IMEDIATAMENTE.
- Discentes: Deverá acionar a faculdade responsável e ficar afastado até a realização do teste. No teste negativado, o discente poderá frequentar as aulas normalmente. Já em casos positivados, o discente encaminhar a declaração de testagem positiva para faculdade e ficará afastado por no mínimo 15 dias o recomendado.
- Servidores: Realizar o teste, de casos positivos são acionados a chefia da unidade para afastamento.
A Divisão de Saúde e Qualidade (DSQV) da Unifesspa, estão realizando os testes na universidade, o agendamento é através do e-mail para gtbiosseguranca@unifesspa.edu.br relatando os sintomas e quantos dias apresentam os sintomas condizentes com o quadro clínico da Covid-19.
Mantenham o esquema vacinal em dias! A aplicação da 4º dose está disponível, em Marabá, a partir de 30 anos e deve ocorrer quatro meses após a aplicação da 3º dose, conforme Nota Técnica Nº 02/2022/SESPA. Procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e atualize seu carterinha de vacina.
Vamos cuidar e proteger o próximo!
Redes Sociais