Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laboratório Multiuso de Biologia

  O Laboratório Multiuso de Biologia (LMB) foi criado para atender prioritariamente as atividades de ensino dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Naturais.

  O LMB está provisoriamente instalado no Prédio de Laboratórios do IEDAR, e atualmente dispõe de infraestrutura para auxiliar nas atividades de aulas práticas, bem como projetos de pesquisa e extensão. Em relação ao ensino, o laboratório funciona como um espaço de aprendizado e possibilita aplicação pratica dos conceitos vistos em sala de aula, em diferentes disciplinas (genética, bioquímica, microbiologia, zoologia, Botânica, ecologia, histologia).

 

 Assista o Video do Nosso Laboratório:

 

 imagen

 

Além das atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão também são desenvolvidos no LMB. Dentre estes, podemos citar:

 

Atividades de Pesquisa:

 

  • Desenvolvimento da Dissertação de mestrado do aluno Pablo Luis Baia Figueiredo, intitulado “ESTUDO QUÍMICO, SAZONAL, CIRCADIANO, ATIVIDADES BIOLÓGICAS, ANTIOXIDANTE E CARACTERIZAÇÃO DO GENE EUGENOL O-METILTRANSFERASE DE Ocimum campechianum Mill.” Neste trabalho os bioensaios de atividade biológica do óleo essencial de alfavaca em fungos fitopatogênicos, testes de atividade alelopática com extrato aquoso de alfavaca em sementes de alface, e o isolamento e caracterização do gene de eugenol o-metil trasferase em Ocimum campechianum foram realizados no LMB.
  • Desenvolvimento da Dissertação de mestrado da aluna Silvânia Alves, intitulado “Atividade alelopática e alterações anatômicas de extratos e frações de Piper divaricatum sobre o desenvolvimento de plântulas de alface” – em andamento.
  • Desenvolvimento de atividades de iniciação científica vinculadas aos projetos:

      1.“Investigação do Potencial alelopático e genotóxico de extratos de espécies vegetais nativas.” 

      Coordenadora Profa Alessandra de       Rezende Ramos, com os planos de ação: 

  • Isolamento e caracterização do gene Lipoxigenase em Pimenta do reino

      Profa. Dra. Edith Cibelle Moreira (Orientadora de um bolsista Pibic).

  • Bioatividade de espécies das famílias Araceae, Apiaceae e Euphorbiaceae no controle de ervas daninhas

       Profa. Dra. Alessandra de Rezende Ramos (Orientadora de um bolsista Pibic).

 

      2.“Fragmentos florestais urbanos e sua importância para a conservação da biodiversidade amazônica” 

      Coordenadora Profa Raquel Ribeiro da Silva, com o plano de ação:

  • Levantamento da comunidade de pequenos mamíferos no fragmento florestal próximo ao rio Tauarizinho, município de Marabá – PA.

       Profa. Dra. Raquel Ribeiro da Silva (Orientadora de um bolsista Pibic).

 

Atividades de Extensão:

  • Programa: “Vivenciando o ensino de ciências em espaços não formais de aprendizagem” –Coordenadora Profa Raquel Ribeiro da Silva (Orientadora de 2 bolsistas de extensão).

  • Programa: “Educação, Agricultura Familiar e Conservação da Biodiversidade” – Coordenadora Profa. Alessandra de Rezende Ramos (Orientadora de 2 bolsistas de extensão).

Projeto Aprovados em parceria com outras instituições:

Recentemente o projeto “Melhoramento genético da pimenteira-do-reino auxiliado por técnicas de citogenética e biologia avançada – Fase II” foi aprovado com recursos oriundos da Embrapa. O projeto tem como colaboradores as Profas Alessandra de Rezende Ramos e Edith Cibelle de Oliveira Moreira.

Outras atividades:

Vale ressaltar que vários Trabalhos de Conclusão de Curso já foram desenvolvidos no Laboratório com alunos dos cursos de Ciências Naturais e Química, da Unifesspa e Ciências Naturais da UEPA.

Fim do conteúdo da página