Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > BioNorte
Início do conteúdo da página

Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal -BioNorte

O PPG Bionorte - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal é um programa de pós-graduação em rede que oferta cursos em nível de doutorado nas áreas de biodiversidade e biotecnologia, apresentando núcleos por toda a Amazônia Legal. Em Marabá, o núcleo está sediado no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas. A missão principal da Rede Bionorte é, além de atuar na formação de doutores, integrar competências para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O curso de doutorado conta com duas áreas de concentração, Biodiversidade & Conservação e Biotecnologia, com linhas de pesquisa associadas.
 
Área 1 : Biodiversidade e Conservação
Como a base para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade é sem dúvida o seu profundo conhecimento, o programa oferece disciplinas, e estimula trabalhos de tese voltados, por exemplo, para a estimativa da biodiversidade, sua caracterização e o entendimento das relações entre as espécies. Com base nesses conhecimentos, atividades (disciplinas, projetos, workshops e outras) que visem a compreensão das dinâmicas populacionais, conservação de germoplasmas, manejo de recursos naturais, desenho e implantação de sistemas agroflorestais, biorremediação, recuperação de áreas degradadas, dentre outras, são também priorizadas, sempre visando a conservação do bioma amazônico e o bem estar de suas populações.
 
-Linha de Pesquisa 1: Conhecimento da Biodiversidade: Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam o conhecimento da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:
• análises taxonômicas e filogenéticas;
• estimativa da biodiversidade;
• estudos sobre diversidade das paisagens;
• morfologia, reprodução e comportamento das espécies;
• interações entre as espécies nos ecossistemas;
• valorização da biodiversidade, etc...
 
-Linha de Pesquisa 2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade:
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:
• análise da diversidade genética das populações das espécies amazônicas por meio de marcadores clássicos e moleculares;
• conservação de germoplasma "in situ" e "ex situ";
• micropropagação vegetal;
• reprodução de animais silvestres;
• recuperação de áreas degradadas;
• desenho e implantação de sistemas agroflorestais, etc...
 
Área 2: Biotecnologia
Essa área de concentração tem como objetivo formar doutores voltados para a Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos. As disciplinas que são oferecidas nessa área procuram oferecer aos estudantes a base teórico/prática das ciências biomoleculares bem como das tecnologias de bioprocessos, além dos marcos regulatórios em bioprospecção e bionegócios. A partir desse conhecimento e tendo a disposição essa imensa biodiversidade, atividades (disciplinas, projetos, workshops e outros) que visem o desenvolvimento de novas biotecnologias para fins industriais e também para a conservação dos ecossistemas amazônicos são priorizadas, com o intuito de desenvolver pólos de bioindústrias na Amazônia e desta forma contribuir para a conservação do bioma amazônico e o bem estar de suas populações.
 
-Linha de Pesquisa 1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos: Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam a bioprospecção e o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos, nos seus mais variados aspectos, entre eles:
• análise da composição química das espécies;
• desenvolvimentos de bioensaios clássicos e modernos;
• desenvolvimentos de fitoterápicos e fitofármacos;
• desenvolvimento de tecnologias de produção de enzimas industriais;
• análises toxicológicas, ensaios pré-clinicos e clínicos;
• escalonamento de bioprocessos;
• aprimoramento dos marcos regulatórios referentes a acessos propriedade intelectual e uso sustentável da biodiversidade, etc...
 
Público-alvo: Graduados e mestres nas áreas de ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, biotecnologia, e ciências ambientais. Candidatos fora desse perfil poderão ser considerados se houver histórico de aderência às linhas de pesquisa do programa.
 
Modalidade: As disciplinas ocorrem de maneira presencial (quando ministradas a partir do pólo Unifesspa) e a distância (quando ministradas a partir de outros pólos). As atividades de pesquisa são presenciais.
 
Contatos: 
Coordenação do pólo:
Bernardo Tomchinsky - btomchinsky@unifesspa.edu.br
 
Coordenação estadual: 
 
Coordenação geral:
Sandro Percario - percario@ufpa.br
Alberdan Silva Santos - alberdan.ufpa@gmail.com
 
Website da Rede Bionorte: https://bionorte.org.br/
 
Fim do conteúdo da página