Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Corpo Docente - FACBIO
Início do conteúdo da página

Corpo Docente - FACBIO

 
ALINE.jpg 
 

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2006), mestre e doutora em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical (NMT), Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência em Pesquisa e Docência nas áreas de Parasitologia humana, Imunologia (básica e clínica), Citologia, Histologia, Embriologia, Microbiologia, Bioquímica (básica e clínica), Biofísica, Metodologia da Pesquisa, Informática aplicada à saúde, Genética Humana; e Neurociências, com ênfase em Sistema Visual e Doenças Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrorretinografia Multifocal, Eletrofisiologia Visual, Afecções visuais relacionadas à Doenças Tropicais, especificamente Toxoplasmose Ocular, Malária e Criptococose. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Enfermagem da Faculdade dos Carajás, desde 10/2015.



BERNADO.jpg
 
e-mail: btomchinsky@hotmail.com     
 
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) em trabalho sobre a etnobotânica de plantas antimaláricas utilizadas por populações de Barcelos, Amazonas. Realiza o doutorado na Unesp/FCA em Agronomia (Horticultura) com o tema prospecção de plantas condimentares nativas do Brasil. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em etnobotânica, manejo de plantas medicinais e plantas alimentícias tradicionais, programa de aquisição de alimentos, segurança alimentar e cooperação sul-sul com a África. Participa do corpo editorial da Revista Ethnoscientia.

CLARISSE.png
 
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Professora do curso de Agronomia na Universidade Federal do Pará, Campus Marabá de 2008 a 2013 e do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará desde 2014.

DANILO.jpg
 
 

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (2007), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2009), doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2013) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é professor de Zoologia de Invertebrados na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Tem experiência nas áreas de Ecologia, Zoologia e Biologia da Conservação, com ênfase em Taxonomia, Ecologia e modelagem da distribuição potencial de cupins (Isoptera).



DIOGENES.jpg

Possui graduação em Ciêcias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Biologia Animal (Conceito CAPES 5) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP (2011), doutorado em Biologia Animal (Conceito CAPES 6) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP (2015) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP-FZEA). Atualmente é professor Adjunto de Magistério Superior pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Na pesquisa: Tem experiência na área de Histologia e Embriologia, com ênfase em Biotecnologia associada à reprodução de peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: Transplante de células germinativas, gametogênese, embriologia, reprodução. Na extensão: Tem projetos na área de educação especial, com ênfase no desenvolvimento de modelos didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual.


CIBELLE.jpg
 
 
 
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em genética e Biologia Molecular com enfase em Bioinformática (Programa de genética e Biologia Molecular- UFPA) (2012). Atualmente é professora Adjunta C1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Biologia Geral, Educação, Genética, Biologia Molecular, Biologia Celular, Bioquímica, Biotecnologia, Bioinformática e Biologia humana.
 

 
 
 
fernando.jpg
 
 

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada (2010) onde realizei trabalhos sobre a biodiversidade de ácaros predadores e fitófagos na vegetação de Caatinga e na utilização de ácaros como bioindicadores da qualidade do meio ambiente. Realizei o mestrado em Produção Vegetal na mesma instituição (2013) onde trabalhei com a utilização de produtos naturais para o controle de ácaros pragas. O Doutorado foi realizado no Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal na Universidade Federal de Pernambuco (2017) atuando com os efeitos das perturbações antrópicas crônicas sobre a interação entre plantas e formigas. Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Paisagem e Interações tróficas entre insetos e plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade de Formicidae, ecologia de comunidades de plantas, ecologia de comunidades de formigas, ecologia de comunidade de ácaros, ecologia da paisagem e herbivoria.


 Keid Nolan

Prof. Dr. Keid Nolan Silva Sousa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professor Associado da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores, com ênfase em Geoinformação aquática e monitoramento do desembarque pesqueira, análise da dinâmica pesqueira e suas relações com processos na escala das paisagens aquáticas amazônicas. Atualmente dedicando-se á investigação de métricas ambientais e sustentabilidade de paisagens aquáticas na Amazônia . 


Foto

Prof. Dr. Paulo Nogueira da Costa

e-mail: nogueiracostap@unifesspa.edu.br

Possui mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional. Foi integrante do laboratório de herpetologia do Museu Nacional de 2010 a 2014 onde realizou seu doutorado. Desde 2009 vem atuando em projetos que envolvem ecologia e conservação de lagartos de restinga. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, taxonomia e ecologia de anfíbios e répteis.

 


 

 

Raquel 
 
 

Possui graduação em Licenciatura Em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2000), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2010), com período sanduíche na University of Missouri, MO. Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, amazônia, conservação, biogeografia, pequenos mamíferos.



 sidnei.jpg
 
 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005), especialização em Microbiologia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008). É doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO, com período sanduíche na Wageningen University, NL (2012). Atualmente é Professor Adjunto do curso de Ciências Biológicas e Diretor Geral do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa. Tem experiência na área de Biotecnologia Microbiana, Microbiologia Básica, Alimentos, Ambiental e Aplicada, e Bioquímica. Atuando principalmente nos seguintes temas: atividade antimicrobiana, prospecção de produtos microbianos com potencial biotecnológico, processos de redução microbiana e biorremediação microbiana.



ZAN.jpg
 

Pós-doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - CENARGEN (2015), Doutorado em Botânica pela Universidade de Brasília (2013), Mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (2008) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professora Adjunto nível A da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em anatomia vegetal e fisiologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do desenvolvimento vegetal, propagação de plantas, embriogênese somática, clonagem e conservação ex situ de palmeiras e morfogênese in vitro.


 
Fim do conteúdo da página